sexta-feira, 7 de outubro de 2022

NOVE COISAS HUMANAS QUE VÃO MATAR SEU CACHORRO

 

Você ama seu cachorro e, com certeza, não quer que nada de mal aconteça com ele, não é mesmo?! Abaixo há uma lista de nove coisas, em ordem decrescente, que vão matar seu cachorro caso você não tenha cuidado.

9) Detergente para lavar louça.

A maioria das pessoas não percebe que os detergentes para lavar louças e os amaciantes são muito mais perigosos para os cães do que o sabão comum. Os pacotes embalados individualmente parecem atrair mais atenção canina do que grandes caixas de pó, mas tudo isso tem o potencial de causar danos. O detergente para máquina de lavar louça pode causar sérios danos às membranas mucosas da boca e dos intestinos, portanto, mantenha – os trancados.

8) Cogumelos.

Comumente encontrados no quintal, parques e trilhas, podem ser tóxicos e letais para os cães. A família de cogumelos venenosos mais tóxicos é chamada de amanita phalloides ou cogumelos da morte. Os sinais clínicos podem incluir vômitos, diarreia, convulsões, distúrbios hemorrágicos, salivação excessiva, arritmias cardíacas, insuficiência hepática e morte. Os sinais clínicos podem ocorrer tão logo vinte minutos após a ingestão. O prognóstico é variável dependendo do tipo de cogumelo ingerido e da quantidade.

7) Plantas.

A maioria das variedades de lírios é tóxica para cães e gatos. Estes incluem lírios-da-paz, lírios amarilys e lírios de palmeira. Os sintomas de toxicidade do lírio em animais de estimação incluem tremores e distúrbios gastrointestinais. Outras plantas domésticas comuns como o leandro e a palmeira sagu são muito tóxicas para cães e gatos, pois eles podem causar insuficiência cardíaca e insuficiência hepática. É melhor não manter essas plantas em sua casa ou quintal se você tiver animais de estimação. Para outras preocupações com plantas, o centro de controle de intoxicações animal da SPC, tem uma ótima lista de plantas tóxicas e não tóxicas para usar como recurso. Ademais, se você suspeitar que seu animal de estimação mastigou e ingeriu uma de suas plantas de casa, ligue para o veterinário imediatamente e o tratamento dependerá do tipo de planta consumida.


6) Creme dental.

A pasta de dente geralmente contém xilitol que é um tipo natural de álcool de açúcar que pode ser encontrado em algumas frutas e vegetais. Sabemos que os cães, não necessariamente, gostam de legumes ou frutas. Xilitol também é usado como um açúcar substituto para vários outros produtos que usamos diariamente como goma de mascar, pasta de dente, algumas vitaminas mastigáveis, etc. Xilitol é perfeitamente seguro para nós humanos, no entanto, para os nossos cães pode ser mortal. Cães são seres curiosos que adoram mastigar praticamente qualquer coisa que eles acham interessante. Se eles começarem a mastigar sua pasta de dente, terão envenenamento e isso causa sintomas como vômitos, convulsões de fraqueza letargia e até coma. Se os cães ingerirem mais de 0,1 grama por quilograma de peso corporal em menos de uma hora eles um comentário hipoglicemia aguda. O xilitol é absorvido quase instantaneamente no sangue fazendo com que os níveis de glicose e caiam e levando a outras complicações como insuficiência hepática, portanto, se você notar que seu cão tem um hálito incrivelmente fresco e o tubo de pasta de dente foi mastigado você deve levá-lo ao veterinário imediatamente.

5) Baterias.

As baterias contêm muitos produtos químicos que são altamente tóxicos para cães. Se ingeridos, o seu cão não precisa engolir uma bateria inteira para estar em risco, bastando apenas perfurarem a bateria para fazer com que o fluído tóxico vaze. Você também deve manter controles remotos e brinquedos das crianças longe de seus amigos caninos, porque mastigar o controle remoto ou o brinquedo, também pode resultar em morder as baterias.

4) Envenenamento por produtos químicos.

Geralmente encontrado em veneno de roedores também é muito perigoso para cães, o brometileno, é um produto químico que afeta o sistema nervoso central e a warfarina é um anticoagulante. Ambos os produtos químicos podem ser fatais para o seu cão, especialmente se for um cão de pequeno porte. O envenenamento também pode ocorrer se o seu cão descobre um roedor envenenado e o morde. É importante não descartar a embalagem original do veneno, em caso do seu cão ingeri-la acidentalmente, você deve mostrar a embalagem para o veterinário.

3) Alimentos tóxicos.

Certos alimentos que consideramos deliciosos e saudáveis podem causar alguns problemas renais para seu cachorro. Você provavelmente já sabe que o chocolate é venenoso para o seu pequeno peludo. Então você deve mantê-lo longe dele.

Os abacates também são tóxicos para cães e gatos, especialmente caroços de abacate, eles podem causar diarreia, vômitos graves e até obstrução intestinal.

Por fim, você também deve manter seus cães longe de alimentos gordurosos como alho, uvas-passas, cebola, sal ou produtos de levedura.


 2) Tamanho errado de coleira e arneses.

Se você entrar em qualquer Pet Shop vai encontrar uma grande variedade de arneses e colares. Existem diferentes tipos de materiais e tamanhos e há uma boa razão para isso, pois alguns cães podem ter problemas traqueais, então eles usariam arnês não uma coleira, no entanto, não importa o que você escolher certifique-se de que o colar e o arnês são do tamanho certo.

Siga as instruções do fabricante sobre como medir o seu cão e encontrar o ajuste certo, em poucas palavras, você deve ser capaz de deslizar um dedo entre a coleira e o pescoço do seu cão para verificar se não está muito apertado, mas não deixe muito frouxo porque ele pode escapar.

1) Bebidas tóxicas.

Grandes quantidades de cafeína podem ser fatais para cães, então mantenha seus amigos caninos longe do seu café a qualquer custo.

Na verdade, não se trata apenas de café, a cafeína pode ser encontrada em outras fontes como pílulas dietéticas, bebidas energéticas, xaropes e analgésicos de venda livre e etc.

Bebidas alcoólicas também são perigosas para cães, assim como a cafeína e o álcool, estão presentes também em xaropes ou pães crus. Os sinais mais comuns de intoxicação por álcool são vômito, desorientação, inquietação excessiva, convulsões ofegantes ou tremores musculares. Então, fique de olho em todas essas coisas.


Fonte:

Mundo Pet. 9 coisas humanas que vão matar seu cachorro. YouTube, 29/08/2022. Disponível em:< https://youtu.be/XoC-ZkKejxQ>. Acesso em: 07/10/2022.

 





NOVE COISAS HUMANAS QUE VÃO MATAR SEU CACHORRO

  Você ama seu cachorro e, com certeza, não quer que nada de mal aconteça com ele, não é mesmo?! Abaixo há uma lista de nove coisas, em orde...